terça-feira, 31 de outubro de 2017

Touros: Comissão Especial de Inquérito dos contratos convoca contratados como testemunhas

Comissão Especial de Inquérito (C.E.I.)
A presidente Comissão Especial de Inquérito (C.E.I.) A vereadora Terezinha dos Santos Teixeira publicou na manhã dessa Terça-Feira (31/10) no Diário Oficial da FECAM Edital de convocação de testemunhas para serem ouvidas da Comissão a qual investiga possíveis irregularidades cometidas nas contratações por prazo determinado, realizadas no período de 01 de janeiro a 02 de agosto do corrente ano, no Executivo Municipal.

 Conforme a Públicação que a Comissão Especial de Inquérito, possui poderes investigatórios, especialmente nos termos do art. 58, § 3º da Constituição Federal, c/c, arts. 1º e 2º da Lei Federal nº 1.579/52, c/c, art. 52 e 60 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Touros/RN, além da deliberação e aprovação pela C.E.I para convocação de testemunhas voluntárias (espontâneas) que tenham prestados serviços de forma temporária ao Poder Executivo Municipal.

Com isso a Vereadora e presidente da C.E.I, convoca na qualidade de testemunha, pessoas que tenham prestados serviços de forma temporária a Prefeitura Municipal de Touros para que espontaneamente prestem depoimento à Comissão Especial de Inquérito. Cumpre destacar que, as pessoas que desejarem prestar depoimento, devem comparecer à sede da Câmara Municipal de Touros, situada na Rua Vereador Miguel Neri, nº 116 – Centro – CEP: 59.584-000 – Touros/RN, portando documentos originais de identificação (RG, CPF, ou CNH ou CTPS e Comprovante de Residência), na próxima quarta-feira (01.11.2017), às 14h, ou nas quintas-feiras, às 09h. Touros (RN).

A convocação de testemunha segundo a presidente da Comissão, é importante para dar seguimento aos trabalhos sendo os contratados parte fundamental do processo. 

Câmara de Touros fará auditória interna das prestações de contas dos anos de 2009 a 2016

A Câmara Municipal de Touros, através de sua presidente Izabel Cristina de Melo Ferreira, publicou no Diário Oficial da FECAM/RN (Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte) a Portaria nº 105/2017 que Cria Comissão Especial para Auditar as Prestações de contas do período 2009 à 2016 da Câmara Municipal de Touros em conformidade com a Lei Orgânica Municipal (art. 48) e pelo Regimento Interno (art. 39).

A Comissão Especial que irá auditar as prestações de contas da Câmara Municipal, no período de 2009 a 2016, objetiva analisar a situação contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Legislativo Municipal. Ficam designados os servidores Leonardo de Oliveira Luciano (Procurador Geral), Reinaldo Ataliba Bezerril (Contador) e Jefferson Dayan Fidelis (Assistente Administrativo).
Com a auditória interna dos anos em foco da Portaria, a presidente do Legislativo visa apresentar a sociedade tourense um quadro econômico e contábil de como encontrou a Câmara de Touros. 

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Procuradoria do Município de Touros aciona MP para investigar acidente envolvendo veiculo da Câmara municipal



A Procuradoria do Município entrou com Representação Criminal junto ao Ministério Público de Touros contra o vereador Joab Nascimento, para que ele venha ressarcir o dinheiro público do veículo envolvido em acidente no ano de 2014.

O veículo era um Ford Fiesta Sedan 1.6 Flex, Fabricação/Modelo 2012/2013, Cor Prata, Placa NNW-7163, adquiridos com recursos da Câmara Municipal em 2012 na administração do presidente Francisco Vieira (PTB). 
A Procuradoria do Município entrou com Representação Criminal junto ao Ministério Público de Touros contra o vereador para que ele venha ressarcir o dinheiro público.

A Câmara Municipal devolveu o veículo à Prefeitura Municipal no inicio de 2017, estando o mesmo no depósito da Prefeitura com “perda total” e prejuízo para o município.

Touros vivenciará a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, com vasta programação religiosa e sócio-cultural.

De 22 de Dezembro a 02 de Janeiro de 2018, Touros vivenciará a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, com vasta programação religiosa e sócio-cultural.

Cartaz oficial da Festa do Padroeiro/2017
































Na noite desta sexta-feira (27) de Outubro de 2017, no salão de recepções do Centro de Turismo, aconteceu o lançamento oficial da Festa do Padroeiro de Touros/2017, tendo como tema “Guiados pelo Bom Jesus dos Navegantes, celebremos o protagonismo dos leigos, na Igreja do Brasil”. E traz como lema “Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14).

A programação religiosa foi apresentada pelo administrador paroquial Padre Rodrigo Paiva, cabendo ao Padre Jeciona Melo – vigário, a programação sócio-cultural.

Dentro das festividades, dia 22 de Dezembro, a Orquestra Filarmônica Reis Magos de Pium, estará participando da abertura da festa, tendo à frente o regente, natural de Touros, Geraldo Luiz de França (75), e contará com o apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Cultura.
Dia 30, noite da tradicional barraca, além do leilão, contará com show do ícone da cultura potiguar, cantor Isaque Galvão e Banda, tendo o apoio da Prefeitura Municipal.

Durante o evento, o administrador paroquial, padre Rodrigo Paiva, citou a Prefeitura de Touros, na gestão de Assis do Hospital, como grande parceira da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes.  
No encerramento, equipes, príncipes e princesas foram apresentados a comunidade. (Touros 1501)
Foto: Mesa composta por representantes dos poderes executivo, legislativo e comissão da festa
Padre Rodrigo Paiva
Padre Jecione Melo

UTILIDADE PÚBLICA (Touros): SERVIÇO DE MELHORIA NA REDE ELÉTRICA COM DESLIGAMENTO PROGRAMADO

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na terça-feira, 31, das 09h às 14h, no Povoado Cajueiro e adjacências, no município de Touros.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

·        Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

·        Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou

·        Telefonar para o 116.

PARÓQUIA DE TOUROS DIVULGA HORÁRIO DE MISSAS PARA DIA DE FINADOS/2017

O Dia de Finados, celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, foi criado com o objetivo de honrar e lembrar das pessoas que já faleceram. 

Em Touros, a data será celebrada com três missas durante a quinta-feira (02), sendo duas delas realizada nos cemitérios, que serão abertos de 6 as 19hs.

PROGRAMAÇÃO:
06h00 – Missa no Cemitério da Av. Prefeito José Américo, centro - Touros;
10h00 – Missa na Capela São Pedro, conjunto Ponta do Calcanhar - Touros;
17h00 – Cemitério da avenida José Mário Farias - Touros(entrada da cidade)
06h00 - Cemitério do Distrito de Perobas;
08h00 - Cemitério do distrito de Santa Luzia e Cemitério do Distrito de São José;
16h00 - Cemitério do Distrito de Carnaubinha e Cemitério do Distrito de Boqueirão;
18h00 - Cemitério do Distrito de Boa Cica; 
19h30 - Cemitério da Baixa do Quinquim e Praia de Cajueiro.


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Sessão Solene na Assembleia celebra os 10 anos da Casa do Cordel

Crédito da Foto: Eduardo Maia
 
Referência na cultura potiguar, a Casa do Cordel recebeu nesta sexta-feira (27) homenagem da Assembleia Legislativa pelos 10 anos de atividade. Proposta pelo deputado George Soares (PR), a sessão reuniu importantes poetas do Estado, representantes da Câmara Municipal e os deputados Hermano Morais (PMDB) e Ricardo Motta (PSB). A Casa do Cordel é um espaço cultural que se destaca por valorizar a cultura popular e ser ponto de referência para estudantes e pesquisadores e, em Natal, é administrada pelo poeta Abaeté.

“Temos a satisfação de no dia de hoje homenagearmos alguns intelectuais potiguares. Pessoas de pensamentos positivistas e batalhadoras que atuaram e que atuam com dignidade e respeito na literatura de cordel”, disse George Soares. Em discurso, o deputado fez um resumo da história da Casa do Cordel e destacou a fundação do espaço, no dia 17 de agosto de 2007, pelo poeta Erivaldo Leite de Lima, o popular Abaeté.

Depois foi criada a Associação Cultural Casa do Cordel, com sua sede comercial funcionando vizinha a Assembleia Legislativa, na rua Vigário Bartolomeu, próximo ao famoso “Beco da Lama”, região considerada como polo de aglutinação da boemia e dos grandes artistas potiguares.

“A Casa do Cordel além de reforçar a prática do folheto de cordel serve para agregar vários artistas de diferentes cidades do nosso Estado e até de outras unidades da Federação. Hoje tem no seu quadro de sócios, além de poetas, músicos, atores, artistas plásticos, professores, entre outros produtores culturais”, destaca o deputado.

Na ocasião, George Soares enalteceu o saudoso poeta, músico e escritor, Roberto Coutinho da Motta – o popular Bob Motta (in memoriam), que pertencia a Academia de Trovas; a União Brasileira de Trovadores; ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e a Associação Cultural Casa do Cordel. Foi autor de diversos livros e folhetos de cordéis. Faleceu em 07 de julho de 2017, em Natal. “Bob Motta deixou um exemplo de amor às artes, sobremaneira a literatura de cordel. Um cidadão de caráter ilibado. Digno dessa e de muitas outras homenagens que, certamente, virão”, falou ele.

O deputado Ricardo Motta, sobrinho do poeta Bob Motta, se emocionou ao falar do tio. “Bob Motta era como um irmão mais velho. Gravo profundas recordações, inclusive a que ele disse, em poesia, que começaria a viver no dia em que morresse”.

George Soares citou ainda um dos maiores nomes da poesia da região do Assú, Francisco Agripino, o popular Chico Traíra, natural de Ipanguaçu e criado em Assú.

Em forma de poema, o poeta Abaeté agradeceu a homenagem e reconhecimento do trabalho realizado pela categoria. “Não é fácil fazer cultura em qualquer lugar, mas coloquei a Casa do Cordel onde deveria estar”.

Foram homenageados também Chico de Aiá, Gelson Luiz Pereira, Hélio Gomes, Antônio Francisco Texeira – que recitou um poema em homenagem à Assembleia Legislativa, Marciano Medeiros, Rosa Regis, Jardia Maia, Boinho (Assú), Geraldo Maia e Paulo Varela.

VEREADORES MEDEM FORÇA COM O PREFEITO DE GOSTOSO PARA EXECUÇÃO DE PEQUENAS OBRAS


POR RICARDO ANDRÉ
SÃO MIGUEL GOSTOSO/RN

Dentro e fora da Câmara de São Miguel do Gostoso a disputa entre os vereadores da oposição e o Prefeito Renato de Doquinha (PSD) está cada vez mais acirrada, nas sessões da Câmara a atual gestão não é poupada de críticas pelo seu descaso com as comunidades rurais. Fora da Câmara o tom é ainda mais pesado, e o jargão “se você não fizer eu faço” tem dado o tom da disputa pela execução de pequenas obras.

O primeira a perder a paciência com o descaso de prefeito e secretários foi Micarla Catarina (PSD) que “ameaçou” mobilizar a comunidade do Reduto para restauração do muro do cemitério, depois de que até os aliados do prefeito cansaram de fazer o pedido por essa obra - pela falta do muro, animais e pessoas estranhas estavam depredando os túmulos. A vereadora deu até o dia 30/09 para o reparo do muro e dia 29 estava sendo concluído.

Depois foi a vez do vereador Beto de Agostinho (PHS), que deu apenas uma semana para instalação do encanamento da Escola Profº Paulo Freire no Assentamento Antônio Conselheiro, “ameaçando” executar a  obra caso o prefeito não o fizesse; poucos dias depois o encanamento estava sendo instalado.

Além disso os vereadores José Evânio (PR) e Zé de Luzenário (PCdoB) acusam o atual prefeito de ter tirado os distritos da agenda de ações do governo municipal.

Comunidade de Antonio Conselheiro
Cemitério da Comunidade do Reduto. 

Denuncias de irregularidades do Executivo municipal são rejeitadas pela maioria dos vereadores de Touros

Denúncia 1

Em 18.10.2017 a Câmara Municipal recebeu DENÚNCIA formal contra o atual Prefeito de Touros/RN, "Assis do Hospital" (PP) a qual apresenta fortes indícios de movimentação financeira irregular, oriundas de recursos federais relacionadas ao Projeto Criança Feliz. Sem autorização Legislativa o Prefeito utilizou tais recursos para custear despesas até então desconhecidas. Destaca-se que, a movimentação dos recursos desse projeto, só poderiam ser movimentados após a devida autorização legislativa, tendo em vista que no orçamento municipal para o exercício 2017 não há dotação que autorize o gestor a utilizar recursos daquela natureza.

Outrossim, segundo a denuncia apresentada em plenário da Câmara, o Prefeito até o presente momento se recusa a fornecer a Câmara Municipal os extratos bancários relacionados as movimentações financeiras do recurso federal correspondente ao Projeto Criança Feliz.

Se constatada a movimentação irregular dos recursos federais, o Prefeito Assis do Hospital poderá responder por Crime de Responsabilidade, Improbidade Administrativa, sem prejuízo da apuração de infração política-administrativa perante a Câmara Municipal.  

Nesse contexto, a Câmara Municipal tem legitimidade para apurar os fatos da Denúncia, através da constituição de uma Comissão Processante. Entretanto, os Vereadores que lhe dão sustentação política (Diego França, Francisco Vieira, Neném de Santa Luzia, Di Assis, Fernanda Rocha, Pedro de Cajueiro e Paulinho de Carnaubinha), rejeitaram investigar a denuncia apresentada aos legisladores, fiscalizadores e representantes do povo tourenses mesmo havendo fortes elementos de provas.

Denúncia 2

Em 25.10.2017 não restou diferente, mais uma manobra dos vereadores de situação (Diego França, Francisco Vieira, Neném de Santa Luzia, Di Assis, Fernanda Rocha, Pedro de Cajueiro e Paulinho de Carnaubinha), fizeram com que fosse rejeitada mais uma denuncia. Esta última tinha como fato indícios de que o Prefeito tenha realizado pagamentos irregulares, relacionados aos cargos comissionados do 1º escalão da Prefeitura (Secretariado).

O Prefeito Assis do Hospital em 02 de janeiro de 2017, expediu 17 (dezessete) Portarias de nomeações (secretário de administração, finanças, saúde, assistência social, educação, tesouraria, controladoria, entre outras), sem antes ter exonerado os cargos comissionados da gestão anterior. 

Se não bastasse essa irregularidade, após as nomeações da nova gestão, as quais tiveram efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2017, Assis do Hospital publicou, em 10.01.2017, o Decreto Municipal nº 002/2017, exonerando todos os cargos comissionados existentes no município, inclusive os cargos do seu 1º escalão.

Entretanto, seus secretários continuaram a trabalhar de forma ilegal segundo a denuncia, praticando atos administrativos sem possuírem legitimidade, pois com o efeito do referido Decreto, todos eles estavam exonerados. Consequentemente, o Prefeito pagou os salários deles de forma irregular, ou seja, causando prejuízo ao erário público, durante o período de janeiro a abril de 2017. Estes, foram os termos da denúncia apresentada.     

Se constatada essa conduta das respectivas denuncias o Prefeito Assis do Hospital poderá responder por Crime de Responsabilidade, Improbidade Administrativa, sem prejuízo da apuração de infração política-administrativa perante a Câmara Municipal. 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos do IMD no Polo Mossoró

O Instituto Metrópole Digital convida a todos vocês a se inscreverem no nosso processo seletivo para cursos técnicos em Tecnologia da Informação: são 160 vagas no Polo Mossoró. As inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro e podem ser realizadas no site www.comperve.ufrn.br. Este ano os interessados devem optar pela ênfase que desejam cursar no momento da inscrição. As opções em Mossoró são: Informática para Internet e Redes de Computadores.

O processo seletivo é realizado pela COMPERVE, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Angicos e Pau dos Ferros, de acordo com o Edital nº 001/2017, disponível no site da Comperve.

A taxa de inscrição é de R$30,00 (trinta reais) e o processo é aberto aos candidatos que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio. A prova será realizada no dia 26 de novembro, a partir das 8h, nos municípios polos do IMD.

Alinhado ao perfil do Instituto, que visa colaborar com a inclusão de jovens provenientes de escolas estaduais e municipais em um ambiente de estudos de alto nível, 50% das vagas oferecidas serão reservadas para os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas.

Os Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação do IMD são oferecidos na modalidade semipresencial, por meio da integração de aulas presenciais com a modalidade de Educação a Distância (EAD), e são disponíveis nos três turnos: manhã, tarde e noite. Eles possuem carga horária variável entre 1.000 e 1.200 horas e podem ser realizados concomitantemente ao Ensino Médio tradicional.

Datas importantes:
Inscrições: 09/10/2017 até 06/11/2017
Solicitação de taxa de isenção: 09/10/2017 até 23/10/2017
Data limite para pagamento da inscrição: 07/11/2017
Realização da prova: 26/11/2017
Divulgação do resultado: 15/12/2017

CONVITE - LANÇAMENTO DA FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES 2017

O blog "Touros em Foco"  vem registrar o convite para o lançamento da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, enviado pela Pastoral da comunicação (PASCOM):

"A Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, vem convidar você e sua equipe para participar do lançamento Oficial  das Festividades em comemoração ao Nosso Padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. Este evento acontecerá no dia 27 de Outubro de 2017, no Centro de Turismo, localizado na Avenida Prefeito José Américo, centro Touros/RN, com Início as 19:30hs.

Nesta ocasião serão apresentadas as atividades da nossa paróquia durante o período da Festa que acontece de 22 de Dezembro a 02 de Janeiro, bem como apresentação do tema da festa desse ano, além da camisa e candidatos a Rei e Rainha da Festa.

A Festa do Bom Jesus dos Navegantes é umas das maiores festas religiosas de nossa região ,atraindo diversos fiéis de todos lugares, que vem expressar sua fé, fazer seus pedidos e agradecimentos ao Pai".


Atenciosamente:  PASCOM

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

São Miguel do Gostoso: mantida prisão de agricultor condenado por homicídio de adolescente de 13 anos

Moisés Costa de Oliveira - Arquivo do Blog
Uma decisão no TJRN julgou o pedido feito pela defesa do agricultor Moisés Costa de Oliveira, acusado de ter matado, em 2013, uma adolescente de 13 anos de idade, em São Miguel do Gostoso. Desta vez, o julgamento voltado ao Habeas Corpus Com Liminar n° 2017.011551-6, indeferiu o pedido devido ao chamado 'princípio da unirrecorribilidade', por meio do qual prevalece o recurso de maior amplitude que tenha sido movido pelo advogado do réu, o qual se trata de uma Apelação Criminal, ingressada na Corte potiguar em prazos semelhantes.
A decisão pelo relator de segunda instância destacou a sentença da Vara Única da Comarca de Touros, a qual definiu que “o réu encontrava-se em liberdade, mas, no entanto, em decorrência de sentença condenatória, na qual foi condenado a pena de 20 anos, passa a incidir a necessidade de se garantir a aplicação da lei Penal, pelo que a prisão preventiva deve ser restabelecida”. O julgamento inicial também ressaltou que se trata de decisão inerente ao Júri Popular, dotado de decisão soberana, no sentido de ser a “vontade concreta da sociedade”.
O preso tinha 32 anos à época do fato, sendo mais conhecido pelo apelido de 'Ceará', por ter nascido em Fortaleza e foi preso logo após o crime, ao confessar ter matado a adolescente, por estrangulamento. Contudo, negou, nos depoimentos, ter estuprado a menina. M. V. H. foi encontrada pelo padrasto e um amigo da família em um matagal próximo à residência, em uma localidade chamada Maceió, na periferia de São Miguel do Gostoso.
A decisão no TJ, em caráter monocrático (quando é feita por um desembargador apenas), destacou que o HC foi impetrado visando o reconhecimento de suposto constrangimento ilegal na decretação da prisão preventiva e, consequentemente, pediu pelo “direito” de recorrer em liberdade, na sentença penal condenatória.
“Desta feita, o presente habeas corpus não há de ser conhecido, pois está sendo manejado em substituição a recurso previamente estabelecido no ordenamento jurídico (Apelação Criminal)”, destacou a relatoria do HC.
Fonte TJ RN

Onde o vento faz a curva! Saiba onde fica o maior farol do Brasil; confira reportagem no UOL com Touros-RN em destaque

O município potiguar de Touros é o início da rodovia Governador Mario Covas, popularmente conhecida como BR 101, e distante 96 quilômetros de Natal. Esta rodovia termina em São Jose do Norte (RS) e atravessa doze estados brasileiros com seus mais de 4.550 km. Touros está localizado na esquina do continente sul-americano onde a orla linear, que se estende desde o sul do país, faz um ângulo à esquerda em direção a Amazônia. Sua grande atração está estrategicamente erguida exatamente na esquina do Brasil onde o vento literalmente faz a curva.

Farol do Calcanhar / Instagram / @rodrigogaleno.photos

Estamos falando do Farol do Calcanhar, imbatível nas Américas e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o de Yokohama no Japão. A inauguração foi realizada em 1912, porém, em 1941 foi iniciada uma grande reforma. A atual torre com seus exatos 65 metros (62 de altura, mais 3 da cápsula que abriga a lâmpada e o conjunto de lentes e refletores) foi erguida e finalizada em 1943.
Reprodução / Instagram / @destino_troller_t4

O belíssimo farol tem como função orientar o movimento de navios, embarcações e aeronaves com seu sinal luminoso. Pintado com faixas horizontais brancas e negras, o Calcanhar destaca-se soberano na orla potiguar. As visitas para conhecer o local são feitas aos domingos com prévia autorização da marinha brasileira.
Tivemos o privilegio de conhecer as dependências e as instalações do farol com seu zelador, o cabo faroleiro Medeiros, que sobe a estrutura duas vezes ao dia para tirar e colocar a cortina que protege o aparelho óptico (conjunto de lentes) e a lâmpada para acompanhar e garantir continuamente o funcionamento do equipamento.
Reprodução / Instagram / @carlajacq

Subimos os 298 degraus da escada em espiral que circunda internamente o ereto Farol do Calcanhar. Janelas generosas oferecem um vento refrescante e intenso ao subir. Para quem não sabe, estas construções de alvenaria arredondadas em forma de torre tem este formato para minimizar o impacto dos ventos em sua estrutura. O cenário no topo do farol é fascinante. Do alto você tem a visão absoluta da curva acentuada da costa brasileira em direção a Amazônia.
Observo na imensidão do oceano pequenos pontos em movimento. O cabo-faroleiro comenta que aquela área é São Miguel do Gostoso, uma dos paraísos do kitesurfe no planeta. O local é um dos mais procurados por atletas e curiosos nos esportes de vela por ter ventos constantes o ano inteiro.
Medeiros explica que a cabeça do farol é hiper-radiante: “A lâmpada tem potência de mil watts e possui um alcance de 38 milhas marítimas. A mente do farol é o conjunto óptico e a lâmpada, e o coração do farol, meu caro, é o faroleiro. Não ter medo de altura, de vento e ser adaptável a lugares inóspitos e solitários é fundamental para esta carreira”, conta ele.
O Farol do Calcanhar e Medeiros, o cabo-faroleiro, são duas das gratificantes descobertas que tive em viagens pelo Brasil.
UOL, via Blog do Arthur Veríssimo

Jogadores do ABC rejeitam proposta da Diretoria, exigem salários e prometem não entrar em campo sábado

Por AGORA RN

A assembleia-retorno realizada ao longo da tarde desta quarta-feira, 25, no escritório do advogado Felipe Augusto Leite, presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do Rio Grande do Norte (SAFERN), foi finalizada sem que os jogadores do ABC, que estão em greve desde a última segunda-feira, 23, aceitassem a proposta do clube para retornarem aos trabalhos já na manhã desta quinta-feira, 26, no CT Alberi Ferreira de Matos, em Ponta Negra.

Na reunião do elenco com o Sindicato, a entidade apresentou a proposta feita pelo clube para que os atletas retomassem os trabalhos imediatamente. No documento, que foi anexado na Ata da Assembleia, a diretoria abecedista apresentou todas as receitas que o clube terá nas próximas semanas (R$ 1,5 milhão, frutos de antecipação de cotas de patrocínio da Caixa, além das participações nas Copas do Nordeste e do Brasil de 2018) e relacionou também as despesas atuais, que totalizam, sem os salários, R$ 1,3 milhão.

A proposta dos dirigentes alvinegros era dar plena quitação aos direitos de imagem, previdência social e auxílio-moradia referentes aos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, com a contrapartida que os atletas voltassem a treinar na quinta-feira. No entanto, os jogadores recusaram a oferta da direção e disseram que só aceitam retomar os trabalhos mediante o pagamento dos próprios salários, bem como dos direitos de imagem relativos aos meses em atraso.

Diante da recusa dos atletas, o presidente do SAFERN afirmou que, enquanto não for apresentada a proposta conforme exigência dos jogadores, o elenco vai se negar a entrar em campo na partida agendada para o próximo sábado, 28, contra o Londrina-PR no Estádio Frasqueirão, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em contato com a Rádio Globo Natal, o advogado do ABC, João Maria Trajano, disse a resposta negativa dos atletas, no entanto, não será pacificamente aceita pelo clube, e prometeu, caso os jogadores não voltem ao trabalho nesta quinta, “recorrer em todas as instâncias”.


Acesse a Postagem Original: http://blogdobg.com.br/#ixzz4wcDBW815

Vejam que foram os presos na Operação LAVAT deflagrada pela PF no RN e em Brasília nesta quinta

A Operação Lavat, um desdobramento da Operação Manus, que está cumprindo 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. Entre os locais que estão sendo cumpridos mandados de busca está a INTERTV CABUGI, onde o ex-deputado Henrique Alves tem participação acionaria. Outro endereço que a PF esteve presente foi o próprio apartamento de Henrique Alves no edifício Belomonte em Petrópolis.

Os mandados de prisão foram para Aluísio Henrique Dutra de Almeida, José Geraldo Moura Fonseca Júnior e Norton Domingues Masera, ex-assessores de Henrique Alves.
Outro alvo da operação com mandado de busca e apreensão é o diretor da InterTV, Hermann Bento Ledebour, ex-secretário particular de Alves e do também ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Foram alvos de condução coercitiva (quando o investigado é levado até a delegacia para prestar depoimento), Domiciano Fernandes da Silva e Fernando Leitão de Moraes Júnior



Acesse a Postagem Original: http://blogdobg.com.br/#ixzz4wcC1PQrK

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Prefeitos do Litoral Norte potiguar assinam consorcio para o desenvolvimento do Turismo na região

Caio Fernandes e prefeitos do Litoral Norte assinam o projeto do consórcio
Os empresários Caio Fernandes e Suzano Motta, e prefeito de nove municípios potiguar, se uniram para a criação de um consórcio que vai buscar o desenvolvimento de um roteiro turístico para a região Litoral Norte do estado. O consórcio, que foi assinado pelas partes em pontapé inicial, foi criado por se apostar no potencial da região que, segundo Caio, está “explodindo para o mundo” e invariavelmente atraindo a atenção que interessa.
“O consorcio vai revitalizar uma área que as famílias tradicionais natalenses e do estado já haviam presenciado, e agora vai haver um boom porque a região litoral norte está explodindo para o mundo. O que aconteceu em Pipa, está acontecendo em São Miguel do Gostoso, e a partir de Extremoz até Caiçara do Norte, que são as cidades que abrangem o litoral norte, há mais de 50 equipamentos turísticos naturais”, contou Caio Fernandes ao Portal Agora RN/Agora Jornal.
Com pilares como segurança, acessibilidade e qualificação de mão de obra, o consórcio, conforme o empresário explicou, passará por um período de maturação ede administração burocrática antes de render os frutos esperados. As expectativas, porém, são as melhores. “Vamos buscar levar os projetos junto com todos os prefeitos envolvidos, porque vamos funcionar como um colegiado. Iremos atrás de recursos para deixar aquela região cada vez mais receptiva – com mais qualidade de vida e segurança. O mais difícil já foi”.
Inicialmente, além dos empresários Caio Fernandes e Suzano Motta, juntaram-se ao projeto os prefeitos Assis(PP), de Touros; Luiz Eduardo(PSD), de Maxaranguape, e Renato de Doquinha(PR), de São Miguel do Gostoso. Além deles, também participa o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira(PR), escolhido o presidente do consórcio pro aclamação; e os chefes do Executivo municipal de Rio do Fogo, São Bento do Norte, Caiçara do norte, Ceará-Mirim e Pedra Grande.

Agora RN

Prefeitos do RN sugerem ‘salvar’ Temer em troca de R4 100 milhões para municípios

Reunião da bancada federal do RN com os prefeitos na sede da FIERN
A dois dias da votação da segunda denúncia contra Michel Temer na Câmara do Deputados, prefeitos de vários municípios do Rio Grande do norte sugeriram à bancada federal votar pelo arquivamento do processo em troca de R$ 100 milhões para as prefeituras.
A proposta surgiu durante uma reunião entre 135 prefeitos, sete dos oito deputados federais e os três senadores da bancada na manhã da última segunda-feira(23) no auditório da Federação das Industrias (Fiern) em Natal.
O encontro foi promovido pela Federação dos Municípios do RN. Apenas o tucano Rogério Marinho(PSDB) que cumpria agenda no Rio de Janeiro, não compareceu.
A prefeita de Riachuelo Mara Cavalcanti(PMDB) e o prefeito de São Pulo do Potengi José Leonardo(PSD) eram os mais exaltados em defesa da troca do apoio a Michel Temer por mais verbas para os municípios.

Mossoró Agora

Secretários municipais de Touros teriam recebido salários e diárias irregulares em 2017

A denuncia foi festa na sessão ordinária da Câmara de Touros, dessa quarta (25.10), esta última tinha como fato indícios de que o Prefeito tenha realizado pagamentos irregulares, relacionados aos cargos comissionados do 1º escalão da Prefeitura (Secretariado). 

O Prefeito Assis do Hospital em 02 de janeiro de 2017, expediu 17 (dezessete) Portarias de nomeações (secretário de administração, finanças, saúde, assistência social, educação, tesouraria, controladoria, entre outras), sem antes ter exonerado os cargos comissionados da gestão anterior. Se não bastasse essa irregularidade segundos os vereadores denunciantes, após as nomeações da nova gestão, as quais tiveram efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2017, Assis do Hospital, publicou, em 10.01.2017, o Decreto Municipal nº 002/2017 com data de 03 de janeiro de 2017, revogando os atos anteriores do Executivo municipal, exonerando todos os cargos comissionados existentes no município, inclusive os cargos do seu 1º escalão.


Entretanto, seus secretários continuaram a trabalhar de forma ilegal, segundo a denuncia, praticando atos administrativos sem possuírem legitimidade, recebendo diárias,  pois com o efeito do referido Decreto, todos eles estavam exonerados. Consequentemente, o Prefeito pagou os salários deles de forma irregular, ou seja, causando prejuízo ao erário público, durante o período de janeiro à abril de 2017, segundo a denuncia. 

os vereadores denunciantes deverão buscar o Ministério Publico para a formalização da denuncia, formulada pelos vereadores Felipe França, Professora Bel, Tiago Farias, Tetê de Cajueiro, Dr. Joab e Lelis Bezerra.



Salario do Prefeito de Touros é maior que os salários dos governadores do RN e de SP

O salario pago ao prefeito de Touros já  é um dos mais alto que os vencimentos de muitos prefeitos de capitais do Brasil e até governadores de alguns estados. Com o aumento votado e aprovado pela Câmara Municipal de Touros em 2016, o salario do chefe do executivo municipal passou para R$ 25 mil reais, valor bem mais alto em relação ao o que ganha o prefeito do Rio de Janeiro (R$ 13.964,94), Porto Alegre (R$ 15.503,58), Fortaleza (15.891,83) ou por exemplo Recife (R$14.635).


Comparando o numero de habitantes das cidades de Touros (34 mil) e Rio de Janeiro (6.800.037) não se justifica um salario tão alto para para um agente político de uma cidade considerada pequena, onde sobrevive apenas de FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A Lei Orgânica do Município geralmente dispõe sobre a competência das Câmaras Municipais para atualizar ou recompor os vencimentos ou subsídios dos agentes políticos municipais (Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretários Municipais). A Câmara Municipal de Touros aprovou o aumentou salarial para prefeito, vice-prefeito e vereadores de 2017/2020.

Em comparação aos vencimentos de alguns governadores o salario do chefe do Executivo tourense é bem remunerado, vejamos:

EstadoGovernadorVencimento


BahiaRui CostaR$ 22,4 mil
Rio Grande do NorteRobinson FariaR$ 22 mil
São PauloGeraldo AlckminR$ 21,6 mil
Mato GrossoPedro TaquesR$ 20,3 mil
CearáCamilo SantanaR$ 16,7 mil
Fonte: Estado de São Paulo