quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Cosern instala tecnologia “self healing” na rede elétrica de São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso (Foto: Canindé Soares)
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, instalou na rede elétrica de São Miguel do Gostoso, Litoral Norte do Estado, uma nova tecnologia que já está em funcionamento em 69 equipamentos da capital desde o mês de junho e será uma realidade nos outros municípios potiguares até o final de 2022.
Trata-se do “self healing” (reconfiguração automática, em tradução livre), uma tecnologia aplicada aos equipamentos telecomandados da rede de distribuição de energia elétrica que identifica, em questões de segundos, possíveis defeitos (geralmente causadas por abalroamentos, descargas atmosféricas ou ação de animais).
Imediatamente, o “self healing” reconfigura a rede elétrica por meio do chaveamento de outros equipamentos e reestabelece o fornecimento de energia elétrica para os clientes no menor tempo possível, reforçando a confiabilidade do sistema. Em São Miguel do Gostoso, a estimativa é que essa operação seja feita em menos de 60 segundos a partir de agora.
A novidade faz parte dos investimentos da Cosern para o Litoral Norte potiguar, que em 2017 foi da ordem de R$ 21 milhões e a previsão é de que atinja R$ 25 milhões até dezembro, incluindo obras, manutenção e novas ligações.
Assis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário