quarta-feira, 17 de julho de 2013

Diretora do Núcleo Educacional de Touros renuncia ao cargo por falta de apoio

Uma das grandes profissionais da educação no município de Touros, Ivanilde Barbosa Vieira, renunciou do cargo de Diretora do Núcleo Educacional de Touros (NET). Em carta direcionada a comunidade escolar a ex-diretora faz um histórico de suas gestões a frente da instituição de ensino e demostra os motivos de sua renuncia ao cargo confiado pela comunidade por conta do seu profissional e amor a educação que vem berço.  

Segundo a Carta Renuncia, a professora Ivanilde Vieira, mostra o passo a passo, das dificuldades enfrentadas pelo corpo de profissionais da instituição que levou a renuncia da diretora.Segue a baixo a Carta Renuncia na integra:

Carta de Renuncia

Touros, 16 de julho de 2013.

A Vice Direção, Professores,Colaboradores, Alunos e Pais.

Em 2007, surge a mais nova escola do município, e recebi o desafio de gerir o Núcleo Educacional de Touros. Com apenas 150 alunos em 8 turmas de 1°(primeiro) e 2° (segundo) ano, 8 (oito) professores e 2 (doés) ASGs. Procuramos implantar o Ensino de Nove anos, ficando assim a frente das demais escolas.

Nossos eventos nesse primeiro ano chamou atenção da comunidade pela participação dos pais. E assim fomos construindo nossa credibilidade. Com o sucesso do ano anterior, em 2008, houve uma grande procura por vagas. Decidi acrescentar o 3° (terceiro) ano e chegamos a 250 alunos. Nossa meta era um ensino de qualidade. Pegamos o material do PROFA {Programa de Professores Alfabetizadores) e fomos capacitando profissionais novos na escola que não estavam bem seguros em definir os níveis de escrita dos seus alunos. Criamos nesse mesmo ano a Unidade Executora, que nos permitiu proporcionar ao aluno uma merenda de qualidade.

Em 2009, colocamos o 4°(quarto) ano e chegamos ao total de 320 alunos. Devido ao reconhecimento do bom desenvolvimento pedagógico da nossa escola, muitos pais preferiram matricular conosco seus filhos, retirando-os de tradicionais escolas privadas do nosso município. Em 2010, para completar o ensino fundamental I, implantamos o 5° (quinto) ano e chegamos a um total de 378 alunos. Neste ano a escola chega ao seu ápice, tanto em numero de alunos quanto em qualidade do ensino. Em 2011, nos da educação começamos um movimento em pro; dos nossos direitos com relação ao piso salarial. Houve uma pequena greve, porém não o prejudicou a qualidade e o andamento da escola, a equipe desenvolveu o trabalho com garra e profissionalismo, mesmo não tendo os seus direitos atendidos.

Mesmo assim nossa escola teve uma queda reduzindo o numero de alunos para 335. Em 2012, as incertezas dos pais com relação ao cumprimento do ano letivo, devido as constantes greves, os levaram a retirar seus filhos não só da nossa escola, mas sim de todas as escolas municipais, e ficamos com apenas 299 alunos. Mesmo assim nossos professores entenderam a importância do cumprimento dos 200(duzentos) dias Ietivos. Em 2013, uma de nossas supervisoras assumiu a Secretaria de Educação e foi gerada uma grande expectativa no sentido de termos mais apoio nos aspectos materiais e recursos humanos, visto que a metodologia do nosso trabalho é de total conhecimento da mesma. Então, pouco a pouco fomos surpreendidos com um estranho desprestigio por parte da Secretaria de Educação. Tal desprestígio vem sendo notado em fatos como a desestruturação da nossa equipe e o não atendimento das nossas solicitações.
 
Em prol do compromisso com nossos alunos, tentamos relevar certas atitudes incoerentes e inconcebíveis por parte da Secretária de Educação. Hoje percebo que minha autonomia vem 
sendo “minada” e claramente refletida negativamente nas reconhecidas rotinas de trabalho, que foram desenvolvidas nesses últimos 6 anos de minhas gestões, Por isso, comunico a todos minha renúncia ao cargo de Gestora do Núcleo Educacional de Touros que ocupo desde 2007.
 Enfim, mesmo com tantas dificuldades sempre conseguimos nos manter motivados e dedicados para desempenhar nossas funções. Chegando ao privilegio de sermos referencia na qualidade do ensino do nosso Município. Devendo tal mérito a harmonia que conseguimos criar na equipe de professores e colaboradores. Mas infelizmente sinto-me de mãos atadas diante do que vem ocorrendo, e só me resta agradecer:  Aos pais e alunos, o meu muito obrigado, por todaa parceria dada, e quero aproveitar e fazer um pedido, continuem parceiros, a escola vai precisar. Aos professores e funcionários meu muito obrigado, sem a contribuição de vocês não teríamos esse sucesso. Vocês abraçaram a causa com garra e determinação.Perdoem-me por não cumprir o mandato como gostaríamos. Quero deixar aqui o incentivo a Mônica (vicedireção), pois acredito que com minha saída coisas que me foram negadas possivelmente poderão ser revistas e atendidas. Deixei uma história que está registrada nos meus escritos e vocês continuem fazendo história. Desejo boa sorte a todos

lvanilde Barbosa Vieira

Nota do Blog:

Em nome da população tourense, renovamos assim votos de agradecimentos a todo serviço prestado pela educadora Ivanilde Barbosa Vieira, a educação do município de Touros, exemplo não só de profissional, mas também de mãe, amiga e esposa.

Um comentário:

  1. Infelizmente, a educação de touros está entregue a quem não tem compromisso com ela. O timoneiro que guia este barco não o direcionou no norte do desenvolvimento da educação e sim no norte da politicagem e perseguição. À gestão municipal fica a dica: Não adianta uma cabeça sã em um corpo doente. Graças à forma de como a qualidade da educação do nosso municipio vem sendo encarada, as escolas perderão outros profissionais de gabarito em prol de uma "estabilidade educacional" tacanha e bairrista. É preciso que a administração municipal reveja a atuação de seus "imediatos" e os ponha pra trabalhar em prol do desenvolvimento do municipio e não em prol dos interesses destes. Desejo e muito que esta cidade a qual me adotou como filho progrida, mas novamente digo: Não adianta uma cabeça sã num corpo doente. Se a renovação é necessária, então que se renove, mas algo tem que ser feito!

    ResponderExcluir