segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ninhos de tartaruga são encontrados em área devastada na comunidade de São José

Ninho encontrado no local devastado em São José
A Ong NUMAR (Núcleo de Meio Ambiente Renovável) localizou ninhos de tartaruga na área que foi devastada de forma criminosa no trecho denominado Caiana na comunidade de São José, um adas principais praias do município de Touros. Os dois ninhos identificados estão em área de praia-mar, outros dois já includiram mês passado e segundo o biólogo Manoel Luiz do Nascimento foram identificados pelo menos 3 ninhos que foram destruídos por tratores que limparam  a área. Segundo informações o terreno é privado e esta a margem da RN 221, porém além de queimarem a vegetação, animais foram mortos queimados e  ninhos de tartarugas fora destruídos.

Se alguém destruir algum desses ninhos ou apenas um único ovo de tartaruga, sim, unzinho só, comete crime contra a fauna, espécie de crime contra o meio ambiente (Lei nº 9.605/93). No seu artigo  29 demostra que a pena vai de detenção de seis meses a um ano e multa.

Ainda não foram identificados os proprietários do terreno, que talvez sejam estrangeiros, já que a área é bastante procurada para a construção de pousadas, resorts e hoteis. A NUMAR entrará em contato com o MP, IDEMA, IBAMA e o TAMAR que tomarão as devidas providência, já que animais silvestres foram mortos e ninhos de tartarugas foram destruídos de forma.


O Núcleo de meio ambiente Renovável é a pioneira nesse tipo de prestação de serviço ao munícipes de São Miguel do Gostoso e Touros, legitimamente, trabalhando com Biólogos e pessoal treinado para a proteção das tartarugas marinhas emeio ambiente. A autorização foi concedida no ultimo dia 17/01, pelo Ministério do Meio Ambiente, fortalecendo e oficializando assim os trabalhos ja consolidados de uma das principais Ong´s do Litoral Potiguar.
Ninho destruído.
Mata queimada e destruída.
Animais Queimados.
Vegetação destruída.
Vegetação destruída e lançada na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário