sábado, 21 de abril de 2012

Desenvolvimento: Touros terá subestação para Transmissão de energia eólica

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) arrematou três dos quatro Lotes do Leilão de Transmissão no 03/2012, realizado nesta sexta-feira (20), pela Agência Nacional de Energia Elétrica na BM&FBOVESPA, em São Paulo. A Companhia saiu vencedora para os Lotes A, B e C.

O Lote B foi arrematado com o valor de R$ 12.115.464. O Lote é formado pelas linhas de transmissão Mossoró II e IV, Banabuiú – Russas, Touros – Ceará Mirim II e pelas subestações Mossoró IV e Touros, no Rio Grande do Norte e Ceará. As linhas e as subestações têm o objetivo de escoar a geração de energia eólica proveniente do Leilão de Energia de Reserva de Fonte Alternativa de 2011, a fim de ampliar os benefícios ambientais, operacionais e socioeconômicos desses projetos e promover a integração com o Sistema Interligado Nacional.

O diretor econômico e financeiro da Chesf, Marcos José Mota de Serqueira, informou que a estatal vai investir R$ 444 milhões na construção das subestações e linhas de transmissão leiloadas nesta sexta-feira (20). De acordo com a Aneel, os empreendimentos vão gerar cerca de 3 mil empregos diretos. A subestação de Touros deve ser construida na comunidade de Zabelê, região da Serra verde, onde fica os parques de energia eólica, isto significa a criação de emprego e renda para a população do município e região, serão criados cerca de 5 mil empregos diretos  contando com a subestação e os oitos parques eólicos de Touros.

Os parques que produzem a chamada energia limpa entrarão em funcionamento em junho de 2013 assim como a subestação que será cpnstruida na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário