sexta-feira, 27 de abril de 2018

Câmara de Touros tem sessão tumultuada e denuncias de mensalão

O clima na Câmara de Vereadores de Touros/RN anda muito tenso, na ultima sessão da Câmara municipal em 25/04 houve diversas discussões entre os vereadores. A oposição e situação na "Esquina do Brasil"  esta em pé de guerra principalmente com as manobras da sustentação na casa legislativa ao tentar fazer com que a Vereadora e Professora Bel seja afastada cautelarmente da Presidência da Câmara e, posteriormente, realizar a cassação do mandato eletivo dela.

A promoção da denúncia é assinada pelo Sr. Genilson Galvão (Ouvidor Geral municipal), cabendo ao vereador Diego França (DEM), em sintonia com o Prefeito, a articulação dos votos. Porém, na sessão legislativa de 18.04.2018, a denúncia foi rejeita por falta de pressupostos de admissibilidade, pois não atendia ao rito processual imposto pela legislação. Não satisfeito a nova atrativa do Prefeito, através do seu Líder, Diego França, é impedir que o vereador Tiago de Zezinho (PR) tome posse como Presidente da Câmara do próximo biênio (2019/2020).  

Na sessão legislativa de quarta-feira (25.04.2018), a Presidente Bel expôs sua indignação contra a forma em que o Prefeito vem conduzindo o Município, pontuando os problemas sofridos pela população e também pela perseguição política sofrida.

Na mesma oportunidade, atribuiu que o vereador Diego França (DEM) foi um Ex-Presidente que deixou o Poder Legislativo Municipal afundado em dívidas que ultrapassam meio milhão de reais, como por exemplo, a partir da apropriação indébita de empréstimos consignados dos vereadores, do INSS dos vereadores e servidores e do cartão POLICARD. Em seu discurso, a Presidente destacou que os veículos oficiais da câmara estavam sem condições de uso, conforme foram apresentados a população em 2017, mas que ao longo da gestão do Ex-Presidente Diego França (2013 a 2016) eles eram declarados como se estivessem em plenas condições de uso para se justificar as elevadas quantias de combustível.

Usando do tempo de discurso no grande expediente, o vereador Diego França (DEM), proferiu em sua fala que a presidente do Legislativo engolisse suas palavras da forma que achasse melhor e afirmou em plenário que em sua administração repassar dinheiro a vereadores, incluindo a atual presidente do Legislativo, após o discurso o vereador Diego França (DEM) abandonou a sessão. Vale lembrar que, o auditório da Câmara de Vereadores estava lotado de populares e servidores públicos. 

 Vídeo de denuncia de pagamento indevido à vereadores 

                                      
Ainda, corre nos bastidores políticos que a denúncia promovida pelo Ouvidor Genilson Galvão é uma represália política contra a Presidente Bel, pois ela denunciou o Prefeito ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), pelo fato dele ter realizado irregularmente operações de créditos suplementares e especiais, sem autorização legislativa, que ultrapassam os R$ 6 milhões de reais.  

"O governo Assis do Hospital, se assim pode se chamar, está desgastado, não havendo qualquer ação concreta para resgatar a efetividade dos serviços públicos. A educação está na eminência de uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho para os professores e conforto para os alunos. A merenda escolar continua em falta e o transporte escolar se encontra com 06 (seis) meses de atraso no pagamento. A saúde está ainda mais deficiente. Economia se encontra estagnada, pois os grandes fornecedores da Prefeitura são de outras cidades" Afirmou a vereadora Tete de Cajueiro (PSDB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário