quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Touros fica entre as cidades com pior índice de desenvolvimento municipal no RN


O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A cidade de Touros/RN, obteve números baixos de IFDM, fazendo com que o município ficasse entre os priores do Rio Grande do Norte em desenvolvimento municipal, espelho de uma cidade sem politicas publicas para os setores de emprego, renda, educação e saúde, bases para o desenvolvimento de uma cidade. 
Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da  localidade.
 Indicador Home
Touros/RN, obteve um crescimento segundo os dados do IFDM entre os anos de 2009 a 2012, sendo que os índices voltaram a cair em 2013 conforme os gráficos. No ranking de emprego e Renda a cidade de Touros ocupa a vergonhosa posição de 165º, já nos índices de IFDM Touros esta na posição 157º entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário