terça-feira, 12 de julho de 2016

Touros deve ser contemplado com "Linhão" para conectar eólicas em 2017

O município de Touros e mais 14 municípios devem ser contemplados com a conexão de parques eólicos dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará ao Sistema Interligado Nacional que deverá estar pronta em fevereiro de 2017. A previsão é do diretor de projetos Gabriel Zarpelon, da Esperanza Transmissora de Energia, empresa vencedora do leilão de transmissão.
Dia 29/06 o Diário Oficial do Estado publicou uma retificação na licença de instalação dada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), para um novo traçado da rede.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Energias do Idema, Andreia Barreto Soares, foi preciso desviar cerca de 4,5 quilômetros para desvio da Flona, uma área de mata preservada em Assu. A alteração, entretanto, não implica em novo atraso na obra.
“Acreditamos que não tem impacto no cronograma e deverá ser concluída e ligar os 120 parques existentes no estado, entre novos e os que já estão instalados”, observa a coordenadora.
As obras para instalação dos linhões de 500kV, inicialmente previstas para terminar em setembro deste ano, estão com 50% dos 255 quilômetros implantados e não representam, por ora, riscos para as operações dos parques – segundo o Idema.
Cronograma
“O atraso no cronograma inicial da empresa se deve a demora em estudos de Eia-Rima, do Idema, e estudos arqueológicos do Iphan. Estamos readequando o cronograma para não estender mais”, explica o diretor de projetos. “É uma obra importantíssima para o sistema de energia em todo o país, a primeira linha deste porte [de 500kV] licenciada pelo Idema no Estado e que irá conectar toda a geração de energia do RN e Ceará ao sistema nacional”, ressalta Zarpelon.
Segundo o diretor de projetos da Esperanza Transmissora, no entanto, os estudos do Iphan ainda não foram concluídos e podem implicar em novas demoras e custo adicional, que podem onerar a obra em até 20% do investimento total previsto. “Por ora, trabalhamos com a previsão de entrega até fim de janeiro início de fevereiro, só podemos avaliar ao final, caso ocorra atraso”, pondera ele. Alguns municípios ainda apresentam problemas de regularização fundiária.
No passado, o Rio Grande do Norte já enfrentou problemas com obras de linhas de transmissão e chegou a ficar com parques eólicos parados, entretanto, os atrasos na estrutura para conexão estão superados, segundo a ABEEolica.
SAIBA MAIS
Com investimentos de R$ 215 milhões, os linhões da Esperanza irão escoar a geração eólica potiguar atravessando 15 municípios entre Touros, Ceará Mirim, João Câmara a Assu, com cabos de grande porte. A empresa gera cerca de 600 empregos diretos e já implantou a rede entre os municípios de Ceará Mirim e João Câmara. A liberação da instalação foi autorizada pelo Idema em dezembro de 2015, quando a empresa começou a implantação dos linhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário