segunda-feira, 18 de julho de 2016

População protesta contra autoritarismo de "estrangeiros" em São Miguel do Gostoso“

manifestaçao
Cera de 500 pessoas foram às ruas neste sábado (16).
Buzinaço, apitaço, gritos, cantos, inúmeras maneiras foram usadas para chamar a atenção da população de São Miguel do Gostoso a vir para as ruas neste último sábado (16) e protestar contra o autoritarismo que alguns pousadeiros tentam impor a nossa população ao longo dos anos. A manifestação reuniu cerca de 500 pessoas, 25 motos e alguns veículos. Com gritos de guerra como: “O gigante acordou!”, eles foram percorrendo as ruas do município com muita energia e vontade de dar um basta na situação atual. A grande gama de participantes tinha a faixa de 18 a 30 anos, junto com eles estavam alguns grupos como a Marcha das Mulheres.
manifestaçao4
Cantor e produtor Miller Câmara organizou o movimento
nas redes sociais.
O estopim para a manifestação se deu desde que o jornalista Emanuel Neri, publicou em seu blog pessoal uma série de matérias que denigrem a realização de eventos como a vaquejada e os arraiás. Com isso o anseio da realização de um movimento foi sendo desenvolvido pelo músico Miller Câmara. Seu vídeo convidando a população para a mobilização ultrapassou as duas mil curtidas.
O único contratempo foi a discussão sobre a rota traçada pela organização que acabou não indo até o Bairro do Maceió, causou um certo desconforto, mas nada que atrapalhasse de forma demasiada o objetivo da causa. A explicação dada, foi que o percurso havia sido estipulado pelos organizadores em conjunto com a polícia e não deveria ser desrespeitado.
De acordo com os organizadores, um segundo momento de mobilização está sendo pensado para ser realizado na Câmara dos Vereadores, pois eles almejam o apoio dos governantes para elaborar alguma lei que atenda outra reivindicação do movimento que é em relação a delimitação dos horários das festas tradicionais do município que tem forte influência de alguns pousadeiros e não apenas da polícia.
manifestaçao3
Chegada dos manifestantes em frente a Câmara de
Vereadores foi emblemática
.
Apesar de tudo o que já foi mencionado anteriormente, cabe lembrar que este não é um assunto novo, por anos e mais anos os “estrangeiros” vêm querendo impor suas vontades no município e causando várias polêmicas, inclusive debatidas aqui mesmo no Contador, como foram os casos dos ambulantes durante o Fest Bossa & Jazz, da regulamentação do som e do texto feito pelo próprio Emanuel que acusa alguns nativos de xenofobia.
A data escolhida para levar esta reflexão não poderia ter sido melhor, afinal em 16 de julho é comemorada a Emancipação Política de Gostoso que em outras palavras significa independência, vejamos então o desenrolar dos fatos depois desse dia histórico para o município.
Fonte: O Contador de Causos

Nenhum comentário:

Postar um comentário