quarta-feira, 28 de março de 2018

Editorial: Porque os vereadores baixam a cabeça para o Executivo?

Em Touros/RN, distante 89km da capital, a cena continua a se repetir, mesmo mudando os atores principais no decorrer do tempo. Os vereadores de Touros, mesmo com uma reunião ordinária por semana, deixam de participar da sessão por conveniência politica do grupo de sustentação do Executivo Municipal. 


Em Touros, sai Ney Rocha Leite (PSD) e entra Assis do Hospital (PP), cria-se a base de sustentação na câmara municipal e com ela as mesmas ações, vejamos as matérias publicadas no Blog Touros em Foco, uma em 02 de abril de 2013, onde os vereadores de sustentação do então prefeito Ney Leite (PSD) não apareceram para trabalhar, sendo que o mesmo aconteceu em 14 de março de 2018. 

Se o papel do vereador é criar leis e fiscalizar o executivo municipal, porque alguns vereadores em Touros baixam a cabeça diante do Executivo? 


Matéria Publicada em 15 de março de 2018: 9 Vereadores faltam e sem quórum, sessão da Câmara de Touros dura 15 minutos

Retrato da sessão da Câmara de Touros/RN nesta quarta (14.03)

Em virtude da ausência da maioria dos vereadores, a presidente da Câmara Municipal de Touros, vereadora Izabel Cristina (PSDB) comunicou que não haveria quórum para a votação de matérias constantes na pauta e encerrou a Sexta Sessão do Primeiro Período Legislativo nesta quarta (14.03). Estiveram presentes  os vereadores:Terezinha dos Santos Teixeira, José Tiago Santana Neto de Farias e João de Lélis Bezerra Neto.

Faltantes:

1. Pedro de Cajueiro (PSB);
2. Fernanda Rocha (PSD);
3. Paulinho (PSB);
4. Neném de Santa Luzia (DEM);
5. Francisco Vieira (DEM); 
6. Diego França (DEM);

7 . Joab Nascimento (PSB)
8. Felipe França (PSB)
9. De Assis de Santa Luzia (PSD)

Sendo que o único parlamentar que justificou a ausência, até o fechamento da matéria foi o vereador Felipe França (PSB), que estava acompanhando um familiar por motivo de doença em Natal/RN. 

Os vereadores de Touros, se reiunem um vez por semana, para discutir, votar e pautar assuntos relacionados a comunidade tourense, sendo que nas ultimas sessões se ver alguns parlamentares não dando a devida importância as sessões ordinárias e aos assuntos pautados, além de ausências, atrasos, uma grande reclamação da comunidade que acompanha as sessões direto da sede do legislativo e ou pelas redes sociais ao vivo, são as constantes reclamações que alguns vereadores fica a todo momento usando o celular em plena sessão. 

Coincidentemente toda a bancada que dar sustentação ao prefeito Assis do Hospital (PP) faltou na sexta sessão ordinária do Legislativo tourense, nesta quarta (14.03).

Matéria publicada em 02 de abril de 2014: 9 vereadores faltam na sessão da câmara de Touros desta quarta (02)

Vereadores: Francisco, Virgílio e Flávio únicos que compareceram.

Nesta quarta-feira (02/04/2014), os vereadores que apoiam e dão sustentação a base política do prefeito Ney Rocha Leite (PSD), faltaram a sessão presidida pelo vereador de oposição Virgílio Câmara, sem apresentar justificativa a Câmara. 

Segundo Virgílio "nós nos reunimos na Câmara uma vez por semana, na quarta-feira, para discutirmos durante, uma, duas, três horas os problemas da nossa população, e no dia da nossa reunião, os vereadores resolvem que não vão para a sessão, porque têm uma outra reunião em Natal? Esta situação é no mínimo estranha" pontou o vice-presidente da câmara.

"Fizemos nosso papel como vereadores, estamos aqui na unica sessão da semana para discutir os problemas do nosso município" declarou o vereador Francisco Vieira. Com apenas três vereadores, não houve quorum para a sessão dessa quarta (02).

Nenhum comentário:

Postar um comentário