segunda-feira, 31 de março de 2014

Portadores de câncer têm transporte negado pela Prefeitura de Touros e denunciam ao Ministério Publico

Sr. Avacir está com câncer e teve um AVC, necessita de transporte especial para levá-lo a Natal de 15 em 15 dias.
O vereador e Vice-presidente da Câmara Municipal de Touros/RN, Virgílio Câmara (SDD) fez hoje uma grave denuncia em sua rede social, portadores de câncer no distrito de Sata Luzia tiveram seus direitos a transporte negado pela prefeitura de Touros.Márcia de Souza é portadora de câncer, e faz tratamento em Natal. Segundo a paciente, que morava em Touros/RN e hoje mora no distrito de Santa Luzia, a Secretaria de Saúde de Touros negou a ela o transporte que ela tem direito, para fazer tratamento de um câncer, diagnosticado a poucos meses. "Tive um câncer de mama a um tempo, que agora apresentou metástase pulmonar. Iniciei um tratamento há um mês e preciso fazer quimioterapia de quinze em quinze dias, durante três dias seguidos. Como não tenho onde ficar em Natal, preciso de transporte para levar e trazer a mim e minha acompanhante. Procurei a Secretaria de Saúde e lá falei com a Assistente Social Ana Raquel, que me disse: Vou ficar te devendo essa, nada posso fazer."
Márcia faz quimioterapia em Natal, e
como não pode interromper
o tratamento, está indo e voltando
 de ônibus
Na última vez que Márcia foi fazer a quimioterapia, foi avisada as 22:00h do dia anterior que o carro não ia, pois estava sem receber dinheiro, mas mesmo assim ela foi, juntamente com sua acompanhante, pois não podia deixar de fazer a aplicação. Foi e voltou de ônibus. Agora dá pra imaginar, uma paciente, depois que sai de uma seção de quimioterapia, ter que pegar um coletivo até a rodoviária e viajar duas horas de ônibus até chegar a Santa Luzia? CRU-EL-DA-DE. Esta é a única palavra que cabe aqui.
Hoje Márcia denunciou seu caso ao Ministério Público, para ter direito ao que já lhe é de direito, conforme dispõe a Portaria SAS nº 055, de 24 de fevereiro de 1999, do Ministério da Saúde - O paciente deverá ainda ter direito a transporte e hospedagem quando o tratamento precisar ser feito em outro município ou Estado, a chamada rotina de Tratamento Fora de Domicílio.
Mas em Santa Luzia não existe só o caso de Márcia, Sr. Avaci Alves Caetano que também faz tratamento de câncer em Natal, após fazer 35 seções de quimioterapia, precisa retornar a Liga Norteriograndense Contra o Câncer de 15 em 15 dias, para fazer acompanhamento médico, e já foi informado que a prefeitura não vai mais dá o carro para levá-lo para Natal. No caso dele, que teve um AVC e por causa disso não anda, a possibilidade de ir fazer seu acompanhamento em Natal, de ônibus, está completamente descartado, e o que lhe resta, é a prefeitura se sensibilizar, pagar estes transportes que possibilitam a estes pacientes fazer seus tratamentos, e devolver a estas pessoas, a esperança de continuar vivendo.
Os portadores de câncer que tiverem os direitos aos benefícios negados podem recorrer a Justiça, munidos de todos os documentos comprobatórios, inclusive com o relatório médico que comprove a doença.
Consultamos um especialista, que nos informou que o paciente poderá requerer uma ação indenizatória, caso tenha os direitos negados de forma indevida ou injustificada. "É uma doença de causa terminal e, sendo assim, o portador tem pressa e não pode ficar esperando. Qualquer atraso na concessão dos benefícios que não seja justificado representa um dano ao portador, principalmente quando se nega acesso ao tratamento".
Toda semana é uma novidade na área da saúde: Greve do radiologista por falta de pagamento, eletrocardiógrafo sem funcionar, máquina de hemograma quebrada, médicos exaustos com 48 horas de plantão, falta de medicamentos nos postos de saúde, falta de cadeiras para os pacientes, que doentes precisam chegar as 4:00h da manhã para pegar fichas e têm que ficar em pé, pois não existe cadeira (Perobas), é o socorro demorado para Natal, falta de medicamentos controlados e de uso continuado, combustível dos carros médicos que vão para os distritos foi cortado e para completar, hoje chega a notícia do corte dos transportes para tratamento de câncer.
Para onde estamos caminhando? Na verdade, de verdade, alguém sabe dizer o que está acontecendo? Falta dinheiro? Acho que não. Tivemos um dos maiores carnavais do Estado mês passado. Não pode ser falta de dinheiro. Ingerência? Talvez. De verdade, na verdade, o que está acontecendo com a atual administração de Touros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário