Segundo divulgação oficial do município, a cidade
de Macau acaba de ganhar a maior escola pública do interior do Rio Grande do
Norte. A unidade de ensino foi inaugurada na sexta-feira (7) e tem, pelos
cálculos da assessoria de comunicação da cidade, estrutura semelhante ao
campi local do Instituto Federal Rural do Semi-Árido do RN (IFRN).
Foto: Canindé Soares |
Trata-se do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho. Iniciada na gestão anterior, a nova escola, localizada na Avenida Centenário, centro da cidade, foi concluída na administração atual de Kerginaldo Pinto. O montante gasto na obra é de 3 milhões e 300 mil reais.
Complexo educacional
A nova escola tem 12 salas de aulas climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, duas bibliotecas, guarita com monitoramento eletrônico, refeitório, cinco praças de convivência, praça de alimentação, salas de direção e de supervisão, e estacionamento com 3 mil metros quadrados.
Além disso, a estrutura conta também com campo de futebol, ginásio poliesportivo, duas quadras poliesportivas, além de auditório para mil pessoas.
A inauguração foi bastante participativa e contou com um show da cantora potiguar Khrystal, programação cultural e competições esportivas. Em Macau, a rede municipal de ensino conta hoje com 16 escolas do ensino fundamental, com 2500 alunos matriculados em unidades de ensino das zonas urbana e rural, segundo informação do secretário municipal de educação, professor Rodrigo Aladim.
Aladim disse ainda que mais de 1500 alunos estão matriculados em centros de educação infantil, e que a cidade conta ainda com mais duas escolas da rede estadual e quatro particulares.
Patrono
João Penha Filho, que dá nome ao novo Complexo Educacional, nasceu em Touros e foi ordenado padre em Macau no ano de 1956. Na cidade, construiu a primeira escola gratuita de nível secundário, o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, local em que estudou milhares de ilustres macauenses e obteve sucesso de ensino nos anos das décadas de 60 e 70.
Padre Penha, que faleceu aos 84 anos, em 2011, teve também grande atuação no escotismo e foi um dos líderes para a conquista do Centro de Ensino Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário