quarta-feira, 3 de abril de 2013

União reconhece situação de emergência nas 144 cidades do RN

Produção de abacaxi esta sendo prejudicada com a seca.

O Governo federal através da Portaria nº 44 de 02 de Abril/2013, reconhece situação de emergência por procedimento sumário em municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Considerando o Decreto Estadual nº 23.288, de 15 de março de 2013, do Estado do Rio Grande do Norte, no total de 144 municípios, que sofrem com a pior seca dos últimos 40 anos no nordeste.

Incluído no decreto estadual e consequentemente na portaria federal da Secretaria Nacional de Defesa Civil, esta o município de Touros, um dos principais produtores de abacaxi, coco e macaxeira do estado do Rio Grande do Norte. Agricultores Tourenses reclamam da falta de ajuda nesta situação caótica enfrentada principalmente pelos agricultores familiares, onde boa parte de suas produções vai para sua subsistência, falta água na Região de Serra Verde, não só pela falta de chuva constante naquela região, mas também pelo corte de energia de poços tubulares, por falta de pagamento.

Enquanto a morosidade da ajuda ao homem do campo não chega através dos governos municipal, estadual e federal, os heróis do campo aguarda com fé um milagre que vem do céu, chamado chuva.

Enquanto isso a prefeitura de Touros, para realizar o carnaval mais caro de sua história, passou por cima do decreto estadual e a recomendação conjunta do MPE, TCE, MPF e MPlocal, onde solicitava ao gestor a não realização de tal evento por ocasião da forte seca, na ocasião foram gastos mais de 600 mil reais, para justificar o gasto,  a declaração que estamparam as paginas do Jornal de Hoje foram: “Que Touros não sofre o rigor da seca”  e “Touros é uma cidade turística”. Touros sofre com o rigor da seca como vemos nas comunidades rurais, no decreto estadual e agora na portaria federal e além de ser uma cidade turística, Touros é muito mais agrícola, algo demostrado pelos números do IBGE e pelas forte produção de suas culturas.

Veja a portaria Federal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário