quarta-feira, 10 de abril de 2013

CRO-RN alerta novos prefeito para não demitir Auxiliares e Técnicos de Saúde Bucal que foram habilitados


O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, concedeu uma entrevista para a InterTV Cabugi para falar das demissões de ACDs, ASBs e TSBs que atuavam nas equipes de Saúde Bucal do PSF (Programa Saúde da Família) na maioria dos 166 municípios do interior do Rio Grande do Norte. O CRO-RN e o SOERN (Sindicato dos Odontologistas do Estado do RN) estão atuando junto nessa denuncia, que já foi feita à Procuradoria-Geral de Justiça no último dia 22 de janeiro.
O Ministério Público deverá atuar junto às prefeituras para propor aos novos prefeitos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para regularizar a situação dos novos contratados. Para os presidentes do CRO-RN e SOERN, Eimar Lopes e Ivan Tavares, respectivamente, a melhor solução para o problema é a realização de concurso público para a contratação dos profissionais da saúde que atuam no PSF, evitando as demissões que acontecem a cada quatro anos com a eleição dos novos prefeitos.
O maior número de demissões acontece com as ACDs, ASBs e TSBs que ficam à mercê dos interesses políticos dos novos prefeitos, que demitem equipes inteiras para colocar outras pessoas amigas ou que são correligionárias políticas. Num dia apenas, o CRO-RN recebeu 12 pedidos de novos registros de ACDs para um município de região do Agreste.
O CRO-RN alerta aos novos prefeitos que não irão tolerar as demissões desses profissionais legalmente habilitados para exercer suas funções no SUS. Vários profissionais realizaram um curso de qualificação exigido pelo Ministério da saúde, o curso de 1.200 horas foi realizado por profissionais dos municípios de Touros, Natal, Ceará-Mirim, João Câmara, Caraúbas, Apodi, Pau dos Ferros, Alexandria, São José de Mipibu entre outros. Com a Troca de Prefeitos vários dos profissionais qualificados foram demitidos dando lugar a pessoas não habilitada para a função. O Registro dos profissionais serão só realizados através de apresentação de certificado de conclusão de curso em escolas regulamentadas pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário