quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Alunos de escola municipal participam de sessão da Câmara de Touros e emocionam publico presente




A Escola Municipal Professor Gaspar França, através da diretora Lielba Iza, das professoras Vera Lúcia e Luciene Marques e dos alunos Paulo Henrique e Ana Vitória, através do trabalho desenvolvido A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS, participaram da Décima Sexta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Touros.  A exposição do trabalho realizado pela Escola aconteceu na TRIBUNA POPULAR.
A diretora Lielba Iza deu início a apresentação, agradecendo a oportunidade da pelo Poder Legislativo. A educadora fez referência a imagem preconceituosa  que algumas pessoas tinham da Escola e que precisa ser revista, pois a Escola Gaspar França obteve a maior nota, dentre as escolas de Touros, do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A professora Vera Lúcia ao fazer sua apresentação lembrou que a Escola Gaspar França, com mais de vinte anos de existência ainda não dispõe de prédio próprio e funciona em local inadequado. A professora lembrou que mesmo diante das dificuldades a Escola tem aumentado sua matrícula ano à ano. A educadora detalhou que os alunos, dentro do projeto desenvolvido, puderam escrever cartas que mostravam: A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS, e que foram entregues ao prefeito. Em sua fala, Vera Lúcia ressaltou que apesar da deficiência do espaço físico a Escola conta com um quadro humano valioso, o que tem sido o grande diferencial.
A professora Luciene Marques presentou uma linha do tempo da Escola, mostrando os vários espaços físicos utilizados ao longo dos anos. A educadora informou que os cartazes foram feitos pelos alunos e que refletiam os seus anseios. A professora fez a leitura dos cartazes em exposição: “QUEREMOS UMA SALA MAIOR”, “EU QUERO UMA BIBLIOTECA”, “EU QUERO MAIS MERENDA E HORÁRIO NORMAL”, “SENHOR PREFEITO, NÓS QUEREMOS UMA BRINQUEDOTECA”, “SENHOR PREFEITO, QUEREMOS QUE CONSTRUA UMA ESCOLA MAIOR”, “CÂMARA, NÃO EXISTE ESCOLAS SEM PROFESSORES, ELES MERECEM SALÁRIOS EM DIA”, PREFEITO, PROFESSOR É GENTE ELES COMEM, BEBEM E VESTEM”. A professora Luciene aproveitou para pedir que coloquem os salários em dias, ressaltando que isso nunca aconteceu e que se trata de incompetência.
Os alunos Paulo Henrique e Ana Vitória fizeram a leitura de um documento com reivindicações para a Escola Gaspar França. Dentre as reivindicações estavam: A construção de uma Escola, valorização da educação, biblioteca, laboratório de informática, parquinho, refeitório, ginásio e uma piscina. Ana Vitória cobrou providência para o conserto de ventiladores da sala do 1º ano, pois sua coleguinha tem sofrido muito com o calor. Paulo Henrique cobrou respeito aos professores e que seus salários sejam pagos em dia. Em uma só voz, Paulo e Vitória cobraram uma Escola onde os políticos gostassem que seus filhos estudassem. A leitura documento ainda mostrou, que há cinquenta anos não é construída uma nova Escola na sede do município de Touros.
A Presidente da Casa Legislativa, muito emocionada agradeceu a presença de toda a comunidade escolar da Escola Gaspar França e parabenizou a direção, professores, servidores, alunos e pais, pelo trabalho desenvolvido. Izabel Cristina ressaltou que mesmo diante de tantas dificuldades a Escola atingiu o maior IDEB do município de Touros.
Fonte: Site CMTouros

Nenhum comentário:

Postar um comentário