quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Vereadores de Oposição emiti nota de escaramelamento a população Tourense

Os vereadores que compõe a oposição do município de Touros apresentou a imprensa local nota de esclarecimento  a população de Touros, devidos diversos assuntos ligados a fiscalização do Executivo Municipal, sendo a nota assinadas pelos vereadores Felipe França, Professora Bel, Tiago Farias, Tetê de Cajueiro,  Dr. Joab e Lelis Bezerra.


NOTA DE ESCLARECIMENTOS A POPULAÇÃO

“Os Vereadores que subscrevem esta nota, no exercício de suas prerrogativas e, sobretudo, pelo bem-estar dos nossos Munícipes, vem expressar o sentimento de repúdio pela forma com que a Prefeitura conduz a gestão do nosso Município. Com o início do ano de 2017, também se trouxe a expectativa e o caloroso sonho de nossa cidade evoluir, a partir de uma nova gestão municipal, a qual pregou trabalhar a serviço do povo. Lamentavelmente, não é o que se constata, não precisa ser um especialista político para atestar esse fato, basta apenas ser do povo, ser um morador da cidade, ser aquela pessoa que busca um atendimento médico ou de exame, ou ter um filho matriculado na rede municipal de ensino, para constatar a falta de merenda, falta transporte escolar adequado, falta de exames, falta de atendimento médico.

Dizer que o município se encontra em dificuldade, não é a razão verdadeira, essa “conversa” é antiga, sai prefeito e entra prefeito e sempre vem essa desculpa... É inegável que os recursos públicos são limitados. Por esse motivo, porém, as ações devem ser planejadas, não é possível fazer gestão pública sem que haja organização, em sentido amplo. A gestão deve ser pautada na legalidade, moralidade, eficiência e publicidade, a própria Constituição Federal prevê tal ensinamento. Entretanto, nosso Prefeito – “O liso”, não encara esse dever, não age com prudência nos gastos públicos, O QUE VEMOS APENAS SÃO LICITAÇÕES MILIONÁRIAS. O reflexo disso faz a população viver dolorosamente, clamar por socorro, especialmente os mais carentes. Não há políticas públicas que efetivamente resgatem a crença, o respeito e socorram a população. Busque atendimento em nosso Hospital – para um parto, uma simples cirurgia; nossa população tem de ir a outra cidade; se socorrer com os amigos, pedir ajuda.

Segurança, nem se fala... a gestão municipal não oferece condições para o policiamento local desempenhar suas funções; Educação, temos o transporte escolar sob a “corda bamba” de uma paralisação; professores sem receberem o devido reconhecimento, além de serem penalizados com os atrasos de salários, muito embora os  recursos do FUNDEB serem repassados todo mês, aos quais em valores que superam pouco mais de 1,5 milhão; Nós, enquanto cidadãos, representantes do povo, não podemos se omitir do nosso dever, estamos diariamente fiscalizando, questionando os atos da administração, aplaudindo quando ocorrem acertos e propondo soluções, buscando o debate construtivo. Porém, reconhecemos que a gestão Assis do Hospital, a gestão do “liso”, vêm a todo custo dificultando os trabalhos de fiscalização, não apresentando espontaneamente os documentos requisitados – sendo preciso termos que recorrer à Justiça para fazer valer o direito do Vereador, para fazer vale o direito do povo; e no âmbito da Câmara Municipal, o Prefeito utiliza seus Vereadores aliados para “derrubarem” os projetos de lei de iniciativa de qualquer Vereador de oposição.

Temos em funcionamento uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades na contratação temporária (do período de 01 de janeiro a 02 de agosto de 2017), assim postas no Decreto Municipal nº 020/2017 (que se constadas, poderá ter causado prejuízo irreversível ao erário público) e mesmo com toda dificuldade de acesso a informações e documentos, vêm desempenhado sua missão. Em outro aspecto, na última quarta-feira (18.10.2017), recebemos uma DENÚNCIA formal contra o atual Prefeito, a qual apresenta fortes indícios de movimentação financeira irregular, oriundas de recursos federais relacionadas o Projeto de Criança Feliz. Registra-se que, não somos contra a aprovação do projeto. Entretanto, precisamos averiguar os fatos apontados na denúncia e encaminhar para o Ministério Público, pois até poderíamos Constituir um Comissão Processante pela Câmara Municipal para apurar o fato, porém o PREFEITO, realizou, junto com os Vereadores que lhe dão sustentação política, MANOBRA PARA QUE A DENÚNCIA FOSSE REJEITADA, mesmo havendo fortes elementos de provas. E hoje (25.10.2017), não restou diferente, mais uma manobra CAPITANEADA PELO PREFEITO E SEUS VEREADORES ALIADOS, FIZERAM COM QUE FOSSE REJEITADA MAIS UMA DENÚNCIA. Esta última tinha como fato indícios de que o Prefeito tenha realizado pagamentos irregulares, relacionados aos cargos comissionados do 1º escalão da Prefeitura (Secretariado). O Prefeito Assis do Hospital em 02 de janeiro de 2017, expediu 17 (dezessete) Portarias de nomeações (secretário de administração, finanças, saúde, assistência social, educação, tesouraria, controladoria, entre outras), sem antes ter exonerado os cargos comissionados da gestão anterior. Se não bastasse essa irregularidade, após as nomeações da nova gestão, as quais tiveram efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2017, Assis do Hospital publicou, em 10.01.2017, o Decreto Municipal nº 002/2017, exonerando todos os cargos comissionados existentes no município, inclusive os cargos do seu 1º escalão.


Entretanto, seus secretários continuaram a trabalhar de forma ilegal, praticando atos administrativos sem possuírem legitimidade, pois com o efeito do referido Decreto, todos eles estavam exonerados. Consequentemente, o Prefeito pagou os salários deles de forma irregular, ou seja, causando prejuízo ao erário público, durante o período de janeiro a abril de 2017. Estes, foram os termos da denúncia apresentada. Com efeito, além do desgoverno, o que a gestão do “Liso” vem fazendo é obstruir os trabalhos da oposição e perseguir todos aqueles que se manifestam contra a gestão dele, todos aqueles que apontam os erros, todos aqueles que fazem críticas construtivas, pautadas na verdade. Infelizmente, o “Liso”, junto com o alto escalão de secretários, de marajás – que recebem salários astronômicos para nossa realidade local e de sua bancada de Vereadores (de situação), estão mais preocupados em fazer gestão interna, esquecendo da população, daquele cidadão que mora em um assentamento distante, ao qual só terá a chance de ver o atual prefeito em 2020, esquecendo de oferecer saúde, educação, segurança e assistência social de forma eficaz e igualitária, sem distinção política. O Estado Brasileiro passa por mudanças essenciais no seu sistema de credibilidade das instituições públicas. Estamos vivenciando uma nova era da política nacional, uma era onde não existem mais espaços para politicagens e nem mesmo revanchismos. Precisamos pautar nossas ações olhando sempre adiante, buscando focar as ações e metas em prol do bem-estar social de todos os Tourenses. ESTE É O NOSSO OBJETIVO, É POR ESSA RAZÃO QUE A OPOSIÇÃO VEM LUTANDO E IRÁ LUTAR. CONVOCAMOS a população para acompanhar de perto nosso trabalho, para acompanhar de perto o que o Prefeito vem fazendo ou deixando de fazer. Tudo isso com o objetivo de conduzir a Administração Pública Municipal com probidade e eficiência, organizando ações que pautem o compromisso com a ordem, a moral e o progresso do Município de Touros/RN. Reiteramos aqui nosso compromisso com a população, pois é a quem servimos. Touros (RN), 25 de outubro de 2017”.

Link para a Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário