sexta-feira, 21 de julho de 2017

Segurança: Prefeitura de Touros cria Programa de Monitoramento Comunitário

Segundo o levantamento do número de homicídios realizado pelo OBVIO – Observatório da Violência no Rio Grande do Norte, o Município de Touros aumentou a taxa de homicídios em 466,7% até o dia 5 de maio deste ano de 2017. O que se constata é um cenário desolador.
Desde o início do ano, o prefeito do município de Touros, juntamente com os prefeitos de Extremoz, Ceará Mirim, Maxaranguape, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte, juntos, tentam com o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública, e os comandos Geral da Policia Militar e do Policiamento do interior adquirir melhores condições para o policiamento ostensivo e investigativo, sem receber do Estado do Rio Grande do Norte uma resposta resolutiva.
O dado apresentado acima descreve o perigo ao qual estamos submetidos e evidenciam mais uma vez a falta de medidas da parte do Estado, que tanto se discutem politicamente em termos de segurança pública que não são aplicadas, assim contribuindo para o aumento da criminalidade.
Nesse contexto que surge a necessidade de unir a população e os agentes da sociedade para juntos encontrar algumas medidas e empreender forças para se coibir as práticas que fomentam a violência, especialmente os assaltos e os homicídios. 
Assim surge como proposta inicial a um programa participativo de segurança eletrônica colaborativa, que integra a comunidade em uma rede de monitoramento com câmeras de alta capacidade e resolução, instaladas em pontos estratégicos para oferecer o monitoramento público das áreas externas de residências e empresas nas diversas ruas e bairros, criando um ambiente seguro e altamente monitorado, reduzindo o número de ocorrências e contribuindo para que o Município de Touros deixe de ocupar posição destacada no ranking da violência.
 O Programa consiste no monitoramento participativo com câmeras, entre a vizinhança – seja uma rua, quarteirão ou bairro ou a sede ou um dos distritos. O programa é viável desde que haja imóveis ou ruas monitoradas, conforme abaixo: 
Cada participante do programa deve instalar um sistema independente, assim como câmeras para o monitoramento das vias públicas em frente ao seu imóvel.
Todas as câmeras instaladas serão públicas aos participantes do programa e haverá uma Central de Monitoramento. Por exemplo: caso 30 proprietários de imóveis participem no programa, qualquer um dos 30 participantes, assim como a Central de Monitoramento, pode ter acesso às imagens das câmeras instaladas através de seu smartphone, tablet ou computador. É possível integrar para que do monitoramento dos particulares se tenha acesso apenas as câmeras públicas e, com o objetivo de manter a privacidade de cada participante.
Caso haja algum sinistro na área de cobertura do monitoramento o sistema terá armazenadas com objetivo de auxiliar a resolução dos crimes e garantir que os mesmos criminosos não tenham uma segunda chance de delinquir sem que sejam identificados e punidos.
Nesse sentido o município vem articulando a participação de pessoas interessadas em contribuir e já conta com o apoio de empresários locais, cidadãos e agentes políticos além da participação institucional de autoridades públicas.
Precisamos contar com o seu apoio para o quanto antes, darmos início a um sistema de acompanhamento das áreas comerciais e residenciais do nosso município.
Segurança é um dever do Estado, mas em nosso município estamos mobilizando a sociedade para que tenhamos condição de contribuir com a redução dos impactos da crescente violência que atinge a nossa população.
 Contamos com a sua colaboração. Entre em contato conosco pelo e-mail: pmt.touros.segura@gmail.com e saiba como cooperar conosco por uma cidade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário