segunda-feira, 17 de junho de 2013

Touros: Moradores de Santa Luzia e Boa Cica levantam discussão sobre emancipação

O movimento emancipacionista ganha força em Touros com o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população.

Emancipacionistas no distrito de Santa Luzia no município de Touros, também pleiteia sua emancipação. Segundo moradores que são favoráveis à emancipação, declaram que o distrito de Santa Luzia já contribuiu demais com o Município de Touros que pouco tem oferecido em troca. Moradores da localidade defendem o surgimento do Movimento emancipacionista na comunidade com mais força. O distrito poderá abrir seu pedido de emancipação após a aprovação da nova lei que está em análise no senado, após 17 anos de proibição pela a Emenda Constitucional 15/96, será que chegará a vez de Santa Luzia?

Sendo o maior distrito município de Touros, mas com apenas duas ruas com calçamento, os moradores reclamam de falta de saneamento básico, iluminação publica eficaz, descentralizações das ações e politicas publicas do executivo municipal em diversas áreas, principalmente na agricultura, uma das principais fontes de renda da comunidade.  

Outro distrito que já cogitou a emancipação e volta a discutir a separação com a cidade de Touros é a comunidade de Boa Cica. Segundo moradores o distrito esta à frente de Santa Luzia, pois já tem seu projeto de emancipação politica votado inclusive em plebiscito municipal, projeto do ex vereador Otoniel Baracho e engajado pelo ex-presidente da Câmara de vereadores de Touros João Maria França. Boa Cica é um dos principais distritos produtores de abacaxi e outras culturas no município de Touros.

Publicidade:


3 comentários:

  1. Ninguém está a frente, pois será aprovado um novo marco regulatório com novos critérios.O mais importante é debater nossa região...

    ResponderExcluir
  2. Ninguém está a frente, pois será aprovado um novo marco regulatório com novos critérios.O mais importante é debater nossa região...

    ResponderExcluir