sexta-feira, 7 de junho de 2013

Agricultores de Santa Luzia reclamam de falta de apoio da prefeitura de Touros

Situação do Rio Santa Luzia (Wesley José).
Agricultores de Santa Luzia, um dos principais distritos agrícolas de Touros/RN denunciam ao blog Touros em Foco, sobre a dragagem do Rio de Santa Luzia. Segundo os agricultores, o prefeito Ney Leite, em uma reunião no distrito, no fim do mês de fevereiro (26), garantiu parceria com os agricultores e segundo alguns agricultores, o prefeito prometeu arcar com a contratação do maquinista especializado e outras despesas, os agricultores pagavam, apenas o combustível da maquina, mais não foi o que houve, o prefeito só pagou uma certa quantia, muito pouco, deixando os restante para os agricultores, que contrataram um morador local, para operar uma draga, que é do engenho do senhor Almir, de Santa Luzia.
Trabalho esta sendo realizado pelos agricultores locais
(Wesley José).

Os gastos dos agricultores, já passam de 7 mil reais e ainda tem mais , para ser feito, os gastos podem ultrapassar, os 11 mil reais, os agricultores da área do rio, que está sendo dragado, dizem que a dragagem do rio, todos os anos e muito importante, para que a água das chuvas, não invadam as plantações, que ficam as margens do rio, podendo dar um prejuízo, enorme aos agricultores locais, como ouve há alguns anos atrás.

Na reunião o prefeito Ney Leite (PSD), destacou sua preocupação com a zona rural, e a importância das reuniões   com as associações.  “É meu interesse priorizar essas ações, e essa reunião serve para sentir a necessidade das comunidades e encontrar meios de resolvê-las”, porém o prefeito ficou só no discurso. A proposta na ocasião foi acatada pelo representante do executivo municipal.


Sem o trabalho, as plantações serão prejudicadas (Wesley José).

Um comentário:

  1. O maior rio do município de Touros chama-se tatu com seu leito muito assoreado não consegue escoar as águas das chuvas periódicas que caem nas suas margens, mesmo assim,sua importância econômica é inegável, pois é responsável pela receita e sobrevivência de várias comunidades localizadas em três municípios. O vale do rio tatu é o principal responsável pela geração de emprego e renda na região, mas está fadado a miséria caso medidas urgentes não sejam tomadas para impedir a injustiça que assola o maior distrito de Touros.
    A comunidade de santa luzia possui muitas potencialidades por possuir solos férteis, água potável que brota das nascentes o ano inteiro que deságua no maior rio da região. A natureza foi generosa como santa luzia que cercada por coqueiros, bananeiras, jerimuns, mangueiras, abacaxis, mangabeiras, macaxeiras é, também produtor de minério diatomito.
    Na verdade, tratar-se de um paraíso, que está à beira da miséria, pois o rio que banha a região está assoreado.O rio com inundações constantes inviabiliza as plantações, assim, se o pequeno proprietário não colhe a produção por ter sua plantação arruinada pelo alagamento, não tem renda para manter seus empregados, que já não possuem poder de compra e com isto refletindo no comércio, em resumo, o desemprego. Problemas graves tornam os pequenos agricultores reféns em uma região tão rica, pois sem assistência técnica,sem o acesso as políticas públicas, como por exemplo, a taxa reduzida de energia elétrica que incentive a irrigação, com inexistes linhas de créditos e falta o acesso a programas do governo federal, isso só tem agravado a situação...
    O rio há mais de 30 anos que não é dragado.A dragagem deste importante rio seria a solução imediata. Por falta de apoio a agricultura, pecuária e a piscicultura a subsistência possui modelo ainda do século XVIII. Deste modo,a dragagem do rio seria dar um salto para o
    desenvolvimento sustentável da região, ou melhor, é algo vital para o desenvolvimento econômico e social da região.

    ResponderExcluir