quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Futuro eólico de Touros é caminho sem volta mostra estudo recente


Até 2014 Touros/RN deve ganhar pelo menos três parques de energia eólica

Os números não mentem, o município de Touros tem o melhor perfil do país para a geração de energia eólica. Os números mostram um equilíbrio pouco notado em outras regiões. A constância de ventos, nem fortes demais nem fracos faz da região a menina dos futuros investidores. Três parques devem ser montados no município até 2014, um deles terá seu inicio em julho de 2013. Entre 2013 e 2014 o litoral do município de Touros deve ganhar pelo menos três usinas de energia eólica. Os projetos já em fase de consolidação serão implantados já a partir do próximo ano por empresas estrangeiras, uma australiana, e outra espanhola. Isso deve dotar o município de auto-suficiência em energia, além de fomentar milhares de empregos para a população, principalmente na fase de implantação e outros tantos de perfil técnico após a implantação dos parques.

O Rio Grande do Norte é o Estado com o maior número de parques eólicos inscritos nos Leilões de Reserva e A3, realizados em julho de 2011 no Brasil. Do total de 429 projetos inscritos nacionalmente pelo setor e que participaram da disputa, 116, ou 27%, eram do o estado. A oferta de energia do RN chega a 3.012 Megawatts (MW), representando 27,54% do total ofertado por todos os concorrentes. Em segundo lugar, está o Ceará, com 103 projetos e 2.427 MW de energia.

Nos últimos leilões realizados no país, o estado foi campeão em número de parques e energia contratados. Os leilões serão realizados pelo governo federal com o objetivo de contratar energia elétrica para suprir o crescimento do mercado do Sistema Interligado Nacional até 2014. Também inscreveram projetos eólicos Rio Grande do Sul (92), Bahia (90), Piauí (18), Pernambuco (9) e Rio de Janeiro (1).

Fonte: Folha do Mato Grande Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário