O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
O municipio de Touros deu uma grande salto no numero de beneficiados no programa, em 2008 foram atendidos apenas 230 agricultores, saltando para 668 beneficiados em 2011, ou seja um aumento de 190%. Segundo o Secretário de Agricultura Carlito Viana, este numero pode aumentar para 800 agricultores beneficiados no municipio, graças o trabalho de campo que vai até o homem do campo e o apoio da Prefeitura em todas as etapas do programa comemora-se o aumento no numero de beneficios. Outras ações como corte de terra onde foram contabilizadas 1.580 horas de trator, beneficiaram 850 familias em 2011, reflexo do trabalho foi o aumento de 60% na produção de grãos no municpio em relação aos ultimos anos.
Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.
Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário