sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Denuncias de irregularidades do Executivo municipal são rejeitadas pela maioria dos vereadores de Touros

Denúncia 1

Em 18.10.2017 a Câmara Municipal recebeu DENÚNCIA formal contra o atual Prefeito de Touros/RN, "Assis do Hospital" (PP) a qual apresenta fortes indícios de movimentação financeira irregular, oriundas de recursos federais relacionadas ao Projeto Criança Feliz. Sem autorização Legislativa o Prefeito utilizou tais recursos para custear despesas até então desconhecidas. Destaca-se que, a movimentação dos recursos desse projeto, só poderiam ser movimentados após a devida autorização legislativa, tendo em vista que no orçamento municipal para o exercício 2017 não há dotação que autorize o gestor a utilizar recursos daquela natureza.

Outrossim, segundo a denuncia apresentada em plenário da Câmara, o Prefeito até o presente momento se recusa a fornecer a Câmara Municipal os extratos bancários relacionados as movimentações financeiras do recurso federal correspondente ao Projeto Criança Feliz.

Se constatada a movimentação irregular dos recursos federais, o Prefeito Assis do Hospital poderá responder por Crime de Responsabilidade, Improbidade Administrativa, sem prejuízo da apuração de infração política-administrativa perante a Câmara Municipal.  

Nesse contexto, a Câmara Municipal tem legitimidade para apurar os fatos da Denúncia, através da constituição de uma Comissão Processante. Entretanto, os Vereadores que lhe dão sustentação política (Diego França, Francisco Vieira, Neném de Santa Luzia, Di Assis, Fernanda Rocha, Pedro de Cajueiro e Paulinho de Carnaubinha), rejeitaram investigar a denuncia apresentada aos legisladores, fiscalizadores e representantes do povo tourenses mesmo havendo fortes elementos de provas.

Denúncia 2

Em 25.10.2017 não restou diferente, mais uma manobra dos vereadores de situação (Diego França, Francisco Vieira, Neném de Santa Luzia, Di Assis, Fernanda Rocha, Pedro de Cajueiro e Paulinho de Carnaubinha), fizeram com que fosse rejeitada mais uma denuncia. Esta última tinha como fato indícios de que o Prefeito tenha realizado pagamentos irregulares, relacionados aos cargos comissionados do 1º escalão da Prefeitura (Secretariado).

O Prefeito Assis do Hospital em 02 de janeiro de 2017, expediu 17 (dezessete) Portarias de nomeações (secretário de administração, finanças, saúde, assistência social, educação, tesouraria, controladoria, entre outras), sem antes ter exonerado os cargos comissionados da gestão anterior. 

Se não bastasse essa irregularidade, após as nomeações da nova gestão, as quais tiveram efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2017, Assis do Hospital publicou, em 10.01.2017, o Decreto Municipal nº 002/2017, exonerando todos os cargos comissionados existentes no município, inclusive os cargos do seu 1º escalão.

Entretanto, seus secretários continuaram a trabalhar de forma ilegal segundo a denuncia, praticando atos administrativos sem possuírem legitimidade, pois com o efeito do referido Decreto, todos eles estavam exonerados. Consequentemente, o Prefeito pagou os salários deles de forma irregular, ou seja, causando prejuízo ao erário público, durante o período de janeiro a abril de 2017. Estes, foram os termos da denúncia apresentada.     

Se constatada essa conduta das respectivas denuncias o Prefeito Assis do Hospital poderá responder por Crime de Responsabilidade, Improbidade Administrativa, sem prejuízo da apuração de infração política-administrativa perante a Câmara Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário