terça-feira, 8 de agosto de 2017

Touros comemora 516 anos do Marco Colonial português chantado em 1501

Bandeiras do RN, Brasil, Portugal e Touros foram hasteadas
O Prefeito de Touros, Francisco de Assis Pinheiro de Andrade, entusiasmou-se com a ideia de comemorar o aniversário do Marco Colonial Português, chantado no Município de Touros, em 1501, sendo o mais antigo do Brasil.
O dia 7 de agosto de 2017, iniciou com hasteamento das bandeiras do Brasil, Portugal, Rio grande do Norte e Touros, erguidas sob o aplauso dos populares, estudantes e autoridades que se fizeram presente.
A diretora de cultura Dione Nascimento, lembrou a importância do registro colonial português em terras potiguares e de forma particular na terra tourense. “Não podemos deixar no esquecimento, tão importante registro em nossas terras. Que esse acontecimento de hoje, seja para alavancar de forma definitiva a história afirmada pelo historiador Lenine Pinto, de que o Brasil nasceu aqui. O Marco de 1501 é de Touros, e aqui deve ficar ”.
O professor de história Gaspar França, lembrou: – “não se pode entender que em 182 anos de emancipação política deste município, tão significativo registro histórico, possa ter ficado no esquecimento de tantos gestores. Ainda é tempo de lutar para ter de volta o Marco de Touros”.
Touros1501

Nenhum comentário:

Postar um comentário