sábado, 1 de outubro de 2016

Com Lei de Ezequiel, Outubro Rosa entra no calendário oficial do Estado


Crédito da Foto: Assessoria de Comunicação
A partir de amanhã começa oficialmente mais uma edição do Outubro Rosa, um mês de atividades voltadas à conscientização das mulheres para os cuidados com a saúde. No Rio Grande do Norte, o período faz parte do calendário oficial do Estado através de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

“O Outubro Rosa é uma iniciativa vitoriosa e agora o Rio Grande do Norte tem a institucionalização do movimento em seu calendário de eventos sinalizando que aqui se prega a sensibilização das mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama”, comemora Ezequiel Ferreira, autor do projeto.

Estar no calendário oficial de ventos do Estado permite que o Governo faça ações relativas a data. Não ficando somente nas ações de voluntário de ONGs. E reforça a luta pela causa tão nobre para a saúde da mulher. Para marcar a campanha a Assembleia Legislativa vai promover, no dia 10 de outubro, uma sessão solene alusiva à causa. Antes disso, na próxima terça-feira (4), o presidente da Casa Legislativa receberá visita de representantes do Grupo Reviver.

No Rio Grande do Norte, o câncer de mama mata 200 mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente de no mundo o que mais leva mulher à morte no Brasil.

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário