domingo, 3 de maio de 2015

José Adécio sugere ações para renovação do Programa do Leite

A renovação do Programa do Leite no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento do deputado estadual José Adécio (DEM) durante sessão plenária nesta quarta-feira (29), em Angicos. O parlamentar anunciou as sugestões que fez ao governador Robinson Faria (PSD) e ao diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), César Oliveira, apontadas como imprescindíveis para a retomada do programa.
“O Programa do Leite possui valor social inquestionável, mas precisa seguir critérios que assegurem o seu correto gerenciamento. Apresentamos ao Governo dez sugestões para colaborar com a eficiência e controle do programa”, disse José Adécio.
O deputado, que foi relator da CPI do Leite, formada em 2003, foi chamado pelo Executivo Estadual para contribuir com a possibilidade da renovação e redirecionamento do Programa do Leite. “É inegável a importância desse programa para a população e para a pecuária do Estado”, destacou.
Dentre as sugestões apresentadas pelo parlamentar para a renovação do programa, destaca-se a instituição do Cartão do Leite, de modo a permitir maior controle sobre os beneficiários e sobre a distribuição; a elaboração periódica de relatórios com análise físico-química do leite fornecido; a democratização do Programa, a fim de permitir uma maior participação dos segmentos da cadeia produtiva e dos beneficiários; a garantia de preço mínimo ao produtor, fixando-o em percentual de no mínimo 60%, sobre o preço do litro de leite pago às usinas.
O parlamentar ainda acrescentou que a nova fase do programa deverá priorizar as aquisições de leite in natura a micros e pequenos produtores pecuaristas, que apresentarem produção média de até100litros/dia e que estejam sediados na mesma região. Sugeriu também que o leite a ser distribuído pelo Programa seja, obrigatoriamente, adquirido a produtores do Estado do Rio Grande do Norte.
Assembleia Itinerante
As atividades parlamentares dos deputados estaduais estão sendo realizadas nesta quarta-feira (29) no município de Angicos. A ação faz parte do projeto Assembleia Itinerante, que consiste em levar os trabalhos legislativos ao interior do Rio Grande do Norte, por meio da realização de sessões plenárias e audiências públicas, aproximando ainda mais a Casa Legislativa da população potiguar.
Criado em 2005, o projeto faz com que os municípios virem sede provisória do Legislativo estadual. Através das visitas a estas cidades, os parlamentares discutem as reivindicações e também se concentram na apresentação de leis e projetos para resolver prioritariamente os problemas apontados na região durante a passagem da Assembleia Itinerante.
JOSÉ ADÉCIO PEDE UMA CENTRAL DO CIDADÃO PARA ANGICOS

O Deputado José Adécio, requereu ao Governador Robinson Faria e ao Secretário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SEJUC áprovidencias necessárias para a implantação de uma Central do Cidadão no município de Angicos. A solicitação em referência tem como objetivo oferecer melhores condições de vida, não apenas, a população do município de Angicos, com cerca de 12.000 habitantes, cidade polo na região central do Estado, mas também aos moradores das cidades vizinhas, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Fernando Pedrosa, e Santana do Matos, que somam uma população aproximada a 60.000 habitantes.
“A região central, é a única região do Estado que não tem nenhuma Central do Cidadão, com a implantação de uma Central do Cidadão em Angicos, milhares de pessoas serão beneficiadas diretamente”. Concluiu o Deputado
Rafael Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário